Dicas sobre cadeiras

Que características deve ter a cadeira de trabalho?

Partilhar:

Trabalhar horas em frente ao computador pode ter consequências para a saúde: dores nas costas, problemas de vista, desconforto no pescoço, braço e pernas... Por isso é muito importante que a cadeira de escritório seja da mais alta qualidade. Que características deve ter a cadeira de trabalho? Descubra as qualidades que irão melhorar a sua postura corporal enquanto trabalha e, consequentemente, a sua saúde.

Características essenciais de uma cadeira de trabalho

Não podemos escolher a nossa cadeira de trabalho de qualquer maneira. Afinal, quando trabalhamos em escritórios ou em casa, passamos muitas horas por dia sentados.

As dores nas costas são um dos problemas de saúde mais comuns entre os trabalhadores de escritório, razão pela qual temos de escolher a melhor cadeira de escritório para nós.

Por norma, recomenda-se que a cadeira seja ergonómica porque oferece uma série de características que outras cadeiras de escritório não oferecem. Quais são as características de uma cadeira ergonómica?

  • Assento regulável em altura e profundidade.
  • Encosto reclinável.
  • Desenho adaptável às formas do corpo.
  • Materiais que favorecem a transpiração.

Então, que características deve ter uma cadeira ergonómica? Em suma, deve adaptar-se à postura corporal para oferecer uma melhor experiência ao utilizador, proporcionando comodidade, conforto, amplitude...

Para que uma cadeira de trabalho seja aprovada, deve cumprir certas normas que a tornam eficiente e recomendável para uso. Isto significa que o desenho da cadeira deve ser adaptado às características de cada utilizador e satisfazer uma série de condições que são estabelecidas de acordo com os critérios da norma UNE-EN 1335.

Importância da higiene postural no local de trabalho

Assento regulável em altura e profundidade

A primeira característica essencial de uma cadeira ergonómica é que o assento é ajustável em altura e profundidade.

É essencial que a cadeira de escritório não só lhe permita manter uma postura correta, mas também mudar de postura quando necessário, uma vez que isso evitará futuras dores nas costas.

Como ajustar a altura da cadeira? Deve permitir ao utilizador colocar os seus pés completamente no chão e os quadris e joelhos num ângulo entre 90° e 100°. Além disso, a cadeira não deve tocar a mesa.

Quanto à profundidade, o ideal seria que houvesse um espaço livre de pelo menos três dedos entre a borda do assento e a parte posterior do joelho para evitar pressão sobre as pernas, uma vez que isto pode causar problemas de circulação sanguínea. Claro que, quanto maior for o utilizador, maior deverá ser a profundidade da cadeira.

Encosto reclinável

Outra característica essencial das cadeiras de escritório ergonómicas é que o encosto é reclinável. Isto porque o utilizador deve ser capaz de regular a inclinação do seu assento em vários pontos, o que lhe permitirá aliviar a tensão das costas quando necessário.

A postura mais correta é aquela que não deixa inclinação, ou seja, o assento deve ser plano ou com uma ligeira inclinação para a frente de modo a que a posição da pélvis seja a mais natural possível. Para evitar desconforto na região lombar, é aconselhável que as costas da cadeira fiquem num ângulo de 90º-100º em relação ao assento. Isto proporcionará apoio suficiente para a coluna vertebral.

No entanto, se a cadeira puder ser girada, facilitará ao utilizador aliviar a tensão. Ser capaz de inclinar a cadeira entre 120º-130º permitirá que a pessoa sentada se incline para trás e se estique quando quiser aliviar a tensão nas costas.

Desenho adaptado ao corpo

As cadeiras ergonómicas devem também ter um desenho que se adapte à forma do corpo. Isto significa que, para manter a coluna vertebral alinhada e a parte inferior das costas protegida, é melhor que a cadeira secretaria tenha uma ligeira protuberância lombar, que proporcionará um apoio estável e manterá as costas numa posição mais natural.

Mas nem todas as costas são iguais e, obviamente, as empresas não podem comprar cadeiras que sejam feitas à medida de cada trabalhador. Portanto, uma boa cadeira de escritório acrescentará um acessório (como uma almofada) para o encosto que permite ajustar a altura e a profundidade da proeminência lombar de acordo com as necessidades de cada utilizador.

Recomenda-se também que o assento tenha uma dureza média-alta (melhor que um assento macio) e que a borda do assento tenha uma certa inclinação para evitar a pressão nas pernas e promover uma boa circulação sanguínea.

Materiais respiráveis

Finalmente, é também essencial que uma boa cadeira ergonómica seja feita de materiais respiráveis. Em geral, a malha ou um material semelhante é o mais adequado, o que favorece o conforto do utilizador.

Afinal, se o trabalhador sentir calor e suar, o seu dia poderá não ser tão produtivo. Além disso, é desagradável ter as costas ou nádegas suadas em contacto com superfícies que não são respiráveis por várias horas. Portanto, este aspecto é também essencial na escolha da melhor cadeira home office - e não deve ser descurado!