Decoração de escritório

Quanto espaço deve haver no escritório para cada pessoa

Partilhar:

Sabia que a sua empresa deve ter uma quantidade mínima de espaço de escritório por pessoa? Para cuidar da saúde dos seus colaboradores, é essencial cumprir uma série de requisitos que garantam que cada trabalhador tenha espaço suficiente para realizar o seu trabalho diário sem comprometer a ergonomia. Descubra como distribuir o espaço no seu escritório para garantir o bem-estar dos seus empregados e o cumprimento das regras.

Requisitos legais sobre os metros quadrados no escritório

Num escritório, um dos elementos que são valorizados ao considerar as condições de trabalho de qualidade é o espaço de escritório por pessoa, uma vez que cada empregado passa muitas horas no mesmo espaço durante o desempenho da sua atividade profissional.

Se o espaço não tiver as características necessárias em termos de dimensões, forma e ambiente, isso terá um efeito negativo no trabalhador e, consequentemente, na sua produtividade e na sua saúde ocupacional.

O Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (INSHT) da Espanha apresenta algumas regras para que os trabalhadores exerçam as suas atividades nas melhores condições físicas e mentais possíveis.

Requisitos legais sobre os metros quadrados no escritório

E o regulamento que rege as condições mínimas de saúde e segurança no local de trabalho é o Real Decreto 486/1997 de 14 de abril.

Esta lei estabelece que "as dimensões dos locais de trabalho devem permitir aos trabalhadores realizar o seu trabalho sem riscos para a sua saúde e segurança e em condições ergonómicas aceitáveis". Para garantir isto, cada trabalhador deve ter uma disponibilidade mínima de espaço livre:

  • Altura livre: 3 metros, redutíveis a 2,5 metros no caso de instalações comerciais, serviços, salas privadas e escritórios.
  • Superfície livre na planta: 2 metros quadrados por trabalhador.
  • Volume de espaço livre: 10 metros cúbicos desocupados por trabalhador.

Este espaço mínimo no escritório por pessoa deve ser tido em conta na construção e no design dos espaços de trabalho.

Qual é o espaço mínimo no escritório por pessoa

Qual é o espaço mínimo no escritório por pessoa?

A legislação acima referida estabelece também que a separação entre os elementos materiais no local de trabalho deve ser suficiente para que os trabalhadores possam realizar o seu trabalho diário em condições de segurança, saúde e bem-estar. Mas quanto espaço é suficiente?

Segundo os especialistas, é aconselhável que cada empregado tenha 14 metros quadrados de espaço de escritório, incluindo uma quota proporcional de áreas comuns. Isto significa que, para o trabalho individual, cada empregado deve ter entre 3 e 4 metros quadrados (idealmente 3,5 metros quadrados). Esta é a quantidade mínima de espaço por empregado em escritórios que seria recomendada.

O regulamento esclarece que se o espaço livre não permitir ao trabalhador liberdade de movimentos por razões inerentes ao posto de trabalho, deve haver espaço livre adicional suficiente nas proximidades do posto de trabalho.

Além disso, a lei inclui uma série de recomendações ergonómicas para promover a saúde dos trabalhadores.

Conselhos para distribuir o espaço mínimo por pessoa no escritório

A fim de cumprir os requisitos legais de espaço mínimo por pessoa no escritório, é essencial fazer uma distribuição eficiente dos elementos. Este pode ser aberto, fechado ou combinado, dependendo do tipo de empresa e trabalho a que nos referimos, e também das dimensões do próprio escritório.

Como otimizar o espaço? Aqui estão algumas dicas:

  • Nos grandes escritórios, a tendência são os espaços abertos, diáfanos e minimalistas, o que dá uma maior sensação de amplitude. Com um mobiliário de escritório mais leve, é mais fácil cumprir com o espaço mínimo por colaborador.
  • Para dar privacidade em certos espaços, divisórias móveis, telas, paredes de vidro, painéis modulares, etc., podem ser utilizados. É importante encontrar um equilíbrio entre os efeitos positivos dos espaços abertos, a necessidade de privacidade em certos departamentos e o cumprimento dos requisitos mínimos de espaço de escritório por colaborador.
  • Em pequenos escritórios, os postos de trabalho partilhados ou colaborativos são uma boa solução para maximizar a utilização do espaço.
  • Quando não são essenciais, a remoção das divisórias cria mais espaço aberto por empregado.
  • As áreas de descanso ou recreação são essenciais e é importante que sejam espaçosas, confortáveis e bem iluminadas para que os empregados possam tomar um café ou almoço e descontrair-se por alguns minutos.
  • O mobiliário é fundamental para contribuir para a ergonomia no espaço de trabalho e para cuidar da saúde ocupacional dos trabalhadores. É melhor investir em cadeiras de escritório ou bancos altos confortáveis e duráveis e em espaços de armazenamento suficiente para aguentar licenças laborais por dores nas costas ou outras patologias que possam ser consequência do trabalho diário.
  • Considere a capacidade de pessoas necessária antes de decidir como será a distribuição do seu escritório, ou seja, o número total de colaboradores que trabalham no escritório diariamente. Isto irá ajudá-lo a distribuir melhor o seu espaço.

Lembre-se de que o espaço mínimo disponível para cada trabalhador pode não só ter consequências legais mas também ter uma grande influência na produtividade dos trabalhadores