Teletrabalho

O que fazer para trabalhar melhor em casa? Conselhos para saber o que fazer e o que não fazer se trabalha a partir de casa

Partilhar:

Quer seja um novato no teletrabalho ou já tenha alguma experiência, deixamos-lhe aqui alguns conselhos e recomendações essenciais para saber o que fazer e o que não fazer durante o seu dia de trabalho remoto.

Já o terá ouvido muitas vezes, e não nos cansaremos de o repetir: o teletrabalho está aqui para ficar. Ainda mais agora que ficou demonstrado que, em muitas profissões, a presença física não é essencial e é possível ter um desempenho tão bom ou melhor a partir do conforto dos nossos lares.

Ainda assim, teletrabalho não é sinónimo de anarquia. Embora pareça exagerado, muitos confundem o trabalho a partir de casa com algo que "qualquer um pode fazer" ou com o facto de se ter mais tempo livre, com o facto de não se trabalhar realmente ou, por último, com o facto de ser um modo menos sério de desempenhar as nossas funções laborais.

A verdade é que levar a cabo uma atividade de teletrabalho ou trabalho remoto não é tarefa fácil. Apesar de trazer vários benefícios e de nos permitir organizar mais livremente, há quem se possa sentir sobrecarregado, distraído, ver os seus hábitos alterados ou, pior ainda, não se adaptar suficientemente bem de forma a ser produtivo e eficiente.

Neste sentido, se é uma daquelas pessoas que vê o teletrabalho como algo complicado, aqui tem 3 conselhos para trabalhar remotamente e 3 recomendações para saber o que fazer e o que não fazer se trabalha a partir de casa. Tome nota.

O que fazer para trabalhar melhor em casa

Conselhos para trabalhar melhor e mais eficientemente a partir de casa

A seguir, indicamos-lhe alguns hábitos que tem de adotar para trabalhar remotamente de forma mais produtiva:

Organize o seu dia

Isto seria praticamente a primeira coisa a fazer. Não importa se o faz durante a noite do dia anterior ou nas primeiras horas da manhã. O importante é que saiba desde o início do seu dia o que tem de fazer e quantas horas vai destinar a cada coisa.

É muito importante porque o teletrabalho fomenta muito as distrações em casa. Se é distraído, sentir-se-á mais seguro se tiver à mão o que tem de fazer para não se esquecer de nada. Além disso, será útil manter uma determinada ordem, de tal forma que possa dividir o trabalho por blocos e saber quanto tempo dedicar a cada tarefa.

Disponha de um espaço apenas para trabalhar

Com a pandemia da COVID-19, muitas pessoas tiveram de adaptar os seus espaços quase em tempo recorde para trabalhar. Este incómodo passo é, sem dúvida, muito necessário, se tem de passar horas diante do computador ou em frente a uma mesa.

Se trabalhar na cama, no sofá, na cozinha ou num sítio diferente todos os dias, não terá uma mentalidade de trabalho adequada. Estará sempre em mudança e isso irá deixá-lo instável. Em vez disso, determine um espaço inalterável para si e utilize-o apenas para trabalhar. Verá como nota a diferença.

Cuidado com a sobre-exposição à tecnologia

Embora talvez seja um tema banalizado, o facto de estar constantemente exposto a notificações, e-mails, chamadas, chats, interrupções, reuniões, etc. faz com que o nosso nível de alerta seja muito mais alto. Isto, contrariamente ao que deveria, faz com que estejamos sempre em estado de alerta, a olhar para o telemóvel ou para as nossas redes de trabalho, mesmo estando fora do nosso horário de trabalho.

Assim que tiver terminado de trabalhar, o melhor é apagar completamente tudo o que esteja relacionado com o seu trabalho. Adeus notificações, adeus aplicações, adeus tudo. Desligue e saia a sua saúde mental agradecerá.

O que fazer para trabalhar melhor em casa

O que não deve fazer se trabalha a partir de casa?

Apesar dos conselhos anteriores, nem tudo é tão simples, e há alguns hábitos que não recomendamos que adote se quer mesmo ser um trabalhador remoto profissional:

Trabalhar de pijama

Sim, está em casa, mas não está a descansar, está a trabalhar. Embora o ambiente seja o seu, deve desempenhar um trabalho profissional, e isso implica agir como tal. Tal como não se apresentaria num escritório de pijama, também não deve adotar esse hábito em casa. Caso contrário, não terá a sensação de "estar a trabalhar" e a sua produtividade será afetada.

Fazer as tarefas do lar

Na verdade, é tentador porque, enquanto está a trabalhar, pode aproveitar para pôr a máquina a lavar, organizar a roupa, pôr os pratos na máquina e, em última instância, fazer todas as tarefas necessárias numa casa.

Não o aconselhamos a fazê-lo porque cairá no mito do multitasking e isso irá trazer-lhe mais distrações. O que ganha em tempo nas tarefas do lar irá perder em horas de trabalho, o que acabará por se repercutir na sua produtividade.

Estes conselhos sobre como trabalhar melhor remotamente foram úteis? Lembre-se que na CadeiraEscritorio365 dispomos de todo o tipo de cadeiras de escritório, gaming, cadeiras de teletrabalho e poltrona de escritório para que a sua coluna e a sua lombar não sofram durante longos horários de trabalho sentado.

Visite-nos agora na página web da CadeiraEscritorio365 e tire partido dos nossos descontos. Estamos à sua espera!