Trabalho em equipe

Ideias de áreas de descanso no trabalho

Partilhar:

O bem-estar dos colaboradores tem grande influência sobre o desempenho laboral. Por sua vez, o ambiente, a segurança no trabalho e, cada vez mais, a distribuição dos espaços no escritório influenciam fortemente no bem-estar dos colaboradores.

Contar com áreas de descanso no trabalho permite que os colaboradores se sintam mais confortáveis, trabalhem melhor em equipa, reduzam o stress e estejam mais motivados. Consequentemente, terão um melhor desempenho e serão mais produtivos.

Por isso, o projeto de espaços de descanso no trabalho é uma preocupação cada vez mais importante para as empresas. Há muitas possibilidades, mas dependerão da natureza de cada negócio, do tamanho do escritório, do tipo de trabalho a ser realizado, etc.

Na CadeiraEscritorio365 partilhamos algumas ideias interessantes para criar as melhores áreas de descanso em escritórios.

Tipos de áreas de descanso nas empresas

Tipos de áreas de descanso nas empresas

As áreas de descanso nas empresas podem ser muito variadas: desde pequenas cozinhas de escritório nas quais se pode tomar um café até espaços recreativos muito maiores. Mas, em qualquer caso, o objetivo é que estes sejam lugares mais amigáveis do que o próprio escritório para que os colaboradores possam ter momentos de desconexão ao longo do dia. Vejamos alguns tipos de áreas de descanso no local de trabalho:

Áreas de descanso com cozinha no trabalho

Em escritórios menores, contar com uma área de cafetaria onde os colaboradores tenham o básico (máquina de café, frigorífico e microondas) disponível para tomar um café ou um lanche pode ser uma grande ajuda.

Colocar uma mesa de escritório alta e um par de bancos permitirá aos colaboradores relaxar por alguns minutos, interagir entre si e comer quando quiserem.

Isto irá melhorar o trabalho em equipa, facilitar as relações entre os colaboradores e reduzir os níveis de stress no trabalho, o que irá beneficiar a produtividade.

Descanso em áreas de trânsito, locais de trabalho ou escritórios

Pode ser suficiente para um escritório contar com uma área de passagem com os móveis básicos para que os colaboradores possam fazer um telefonema ou beber algo.

Não é preciso muito. Uma mesa lateral e várias cadeiras já permitem relaxar ou realizar pequenas reuniões mais informais, favorecendo a criatividade e a geração de ideias inovadoras.

Em escritórios maiores, onde as baias são mais espaçosas, os colaboradores podem simplesmente afastar-se das suas mesas para recarregar as baterias. Neste caso, uma mesa auxiliar e um pouffe ou uma poltrona podem facilitar os pequenos momentos de descanso.

Estes pormenores são frequentemente negligenciados, mas podem contribuir significativamente para a motivação e o desempenho dos colaboradores. Por isso é importante considerá-los quando for projetar a decoração e adquirir móveis de escritório.

Dicas para projetar áreas de descanso em escritórios

Dicas para projetar áreas de descanso em escritórios

Ter a equipa à vontade em seu local de trabalho é benéfico para a empresa, pois evita o burnout e outros problemas semelhantes que podem reduzir a produtividade dos colaboradores.

Como dizemos, projetar áreas de descanso em escritórios é uma maneira muito eficaz de aliviar o stress e melhorar o compromisso e a produtividade. Mas, para fazer isso corretamente, deve seguir algumas dicas:

  • O projeto das áreas de descanso deve ser inovador, pois assim também será mais atrativo para os colaboradores.
  • Dê à área de descanso um foco concreto, um lugar com estilo próprio que gere energia positiva e ajude os colaboradores a desconectarem-se do trabalho.
  • Se quiser que esta área incentive a criatividade, torne-a divertida. Espaços mais informais são ideais para esta finalidade.
  • Se quiser que os colaboradores utilizem estas áreas para reuniões pequenas e informais, faça com que o espaço seja o mais confortável e flexível possível.
  • Para empresas com grandes espaços onde a inovação é o objetivo principal, uma área de lazer e recreação pode ser a mais apropriada. Faça com que os colaboradores se esqueçam por alguns minutos que estão no escritório.
  • Se o tamanho do seu escritório permitir, criar áreas de lazer ao ar livre pode ser uma grande ideia: áreas verdes, mesas e cadeiras nórdicas para beber alguma coisa...
  • Quando optar por uma área de descanso tipo cafetaria, certifique-se de que os colaboradores têm lá tudo o que precisam. Afinal, para quê uma cafetaria se cada colaborador deve trazer a cápsula de café de casa? Estes pormenores são muito importantes.

Por fim, deve tentar garantir que os colaboradores aproveitem estas áreas de descanso no escritório como lugares para se desconectar e recarregar as baterias. Assim, poderão dar o melhor de si. Isto cria um melhor ambiente de trabalho, mantém a equipa motivada e tem um impacto positivo na produtividade e no desempenho. Ou seja, é vantagem para todos!