Dicas sobre cadeiras

Dicas para escolher uma cadeira de acordo com a altura e o peso

Partilhar:

Não tem a certeza se esta cadeira ergonómica ou de gaming é adequada para si? Dizemos-lhe como avaliar a sua altura e peso ao escolher a sua cadeira ergonómica ou gamer.

Por muito conselhos que nos sejam dados, deixámo-nos muitas vezes levar pelo impulso quando estamos a fazer compras. É demasiado bonito, é demasiado barato, ou simplesmente foi amor à primeira vista.

No entanto, quando se trata de comprar, por exemplo, mobiliário ergonómico e de qualidade, nem tudo vale, especialmente se é alguém que tem de passar horas e horas sentado por trabalho ou lazer. Porquê? Porque pode acontecer que não consiga algo que se adapte a tudo o que precisa.

Isto acontece frequentemente porque, obviamente, somos todos humanos e diferentes, cada um de nós com qualidades físicas indiscutíveis que nos diferenciam uns dos outros. Isto também se aplica à escolha de produtos como cadeiras e secretárias, onde a sua altura e peso têm muito que ver com o quão confortável se sentirá.

Porque sim, ambas as variáveis têm influência sobre se terá ou não problemas de costas, má circulação ou várias outras condições que afetam negativamente o seu trabalho e a sua vida.

Portanto, se chegou até aqui, é porque está seriamente a considerar adquirir uma cadeira ergonómica ou uma cadeira de gaming para as suas sessões diárias. Mas antes de tudo, vamos dizer-lhe como escolher a sua cadeira ergonómica ou de gaming de acordo com a sua altura e peso. Desse modo, não terá surpresas desagradáveis.

A primeira coisa a fazer é medir a sua altura

Isto é essencial, porque um dos pontos-chaves para ter uma cadeira de qualidade é que ela se ajuste perfeitamente às suas medidas. Neste post sobre dimensões de cadeiras de escritório, pode ter uma ideia de quais são as medidas padrão.

O mesmo se aplica ao peso: saber o seu peso aproximado permitir-lhe-á encontrar cadeiras ergonómicas e de gaming completamente adaptadas a si e às suas necessidades.

O que ter em conta ao escolher uma cadeira ergonómica ou de gaming de acordo com a altura e peso?

Quando souber a sua altura e peso, terá de olhar para estas três variáveis em todas as cadeiras:

  • a profundidade do assento
  • a altura e largura do encosto
  • o peso que a cadeira pode suportar

Vamos vê-las uma a uma calmamente:

escolher uma cadeira de acordo com a altura e o peso

1. A profundidade do assento é fundamental para apoiar as suas costas

Na verdade, um assento pouco profundo irá colocar mais tensão nos seus joelhos, enquanto que um assento demasiado profundo fará duas coisas: ou os seus pés balançarão ou terá de se inclinar para trás para um apoio total. E, obviamente, nenhuma das duas opções é saudável.

Esta variável tende a ser padrão na maioria das cadeiras ergonómicas, sendo a largura de 30-40 cm a mais comum.

O que precisa de assegurar é que, ao sentar-se, consegue apoiar completamente as costas contra o encosto e tem aproximadamente 5-10 cm de espaço entre os joelhos e o assento, e os pés estão completamente apoiados no chão.

As cadeiras ergonómicas de qualidade permitem frequentemente o ajuste da profundidade do assento (por exemplo, a cadeira ergonómica Android), por isso, certifique-se de que os ajustes são adequados para si.

2. A altura e largura do encosto determina o apoio da cervical e da lombar

Outra das zonas mais castigadas do corpo quando estamos sentados é a cervical e a lombar. Temos sempre tendência a inclinar-nos para a frente, ainda mais se o apoio que temos atrás de nós for inexistente ou desconfortável, o que prejudica seriamente a sua zona lombar e o pescoço.

É aqui que a sua altura será determinante. Uma cadeira para uma criança não é o mesmo que uma cadeira para um adulto, tal como uma cadeira para pessoas pequenas não é o mesmo que uma cadeira para pessoas grandes. É importante ter em mente que estas medidas são aproximadas e que muitas cadeiras são ajustáveis, pelo que não são exclusivas para um peso ou tamanho específico, mas podem ser adaptadas à morfologia de cada utilizador.

Sendo mais específicos, é necessário:

  • para pessoas que meçam menos de 1,60 m, o encosto deve ter entre 50 e 60 cm de altura. Isto é particularmente importante para as crianças porque tem um impacto direto no desenvolvimento da sua higiene postural.
  • para quem tem entre 1,60 e 1,75 m, uma cadeira entre 60 cm e 75 cm é mais adequada.
  • para quem mede entre 1,75 e 1,80 m, o tamanho ideal situa-se entre 75 e 80 cm.
  • por último, para quem ultrapassar 1,85 m de altura, é aconselhável procurar alternativas com encostos a partir de 85 cm.
escolher uma cadeira de acordo com a altura e o peso

Desta forma, a cervical fica totalmente apoiada, tal como a lombar. Neste sentido, tanto as cadeiras de gaming como as ergonómicas possuem normalmente uma almofada lombar, que também é ajustável, para que possa acomodar-la de acordo com o momento de utilização, como no caso da cadeira de gaming Warrior.

Um dado a ter em conta é que a largura do encosto também é importante. Caso contrário, uma pessoa muito robusta pode sentir-se presa, enquanto uma pessoa pequena irá sentir-se "afundada" e não será capaz de apoiar bem os braços.

O padrão tem uma largura entre 35 e 50 cm, e nos casos em que o encosto e o assento estão separados (como no caso da cadeira ergonómica Vision), o encosto deve ser ajustado em altura e ângulo.

3. Preste atenção ao peso máximo que a cadeira ergonómica ou de gaming pode suportar

Em todos os modelos de cadeiras ergonómicas e de gaming, o peso que podem suportar é indicado nas especificações. Em alguns casos, como a cadeira de gaming Logan, podem suportar 120 kg, mas existem modelos como a cadeira Wagner topo de gama que pode suportar facilmente 150 kg.

Isto é importante, porque se excedermos o limite de peso que a cadeira pode suportar, faremos com que ela "ceda" gradualmente e descaia, o que não lhe permitirá ter um correto apoio dos joelhos em relação ao resto do corpo, bem como possíveis quedas ou acidentes que possam ser facilmente evitados.

E agora que conhece todos os truques, visite o nosso site da CadeiraEscritorio365 e siga estes passos para escolher a melhor cadeira ergonómica ou de gaming para si, de acordo com a sua altura e peso. Estamos à sua espera!