Dicas sobre cadeiras

Como limpar rodas de cadeira

Partilhar:

A sujidade pode se acumular nas rodas da cadeira de escritório, diminuindo a sua capacidade de movimentação. No entanto, esta não é a única desvantagem do acúmulo de poeira, pelos, cabelos e outros itens nesta parte da sua cadeira de escritório. Manter as rodas da cadeira limpas ajudará a prolongar a sua vida útil e mantê-las como novas por mais tempo. Aprenda como limpar as rodas da sua cadeira corretamente com a CadeiraEscritorio365.

Passos para limpar as rodas de uma cadeira

Muitas vezes esquecemo-nos de limpar as rodas da nossa cadeira de escritório e deixamos a sujidade acumular-se. Quando notamos que a nossa cadeira já não se move, é possível que o motivo seja o excesso de detritos acumulados.

Por isso é importante limpá-las com frequência, uma manutenção fácil que o ajudará a prolongar a vida útil da sua cadeira e mantê-la confortável e prática diariamente. Como limpar as rodas da sua cadeira de escritório? Siga estes passos!

Retire as rodas

Na maioria das cadeiras, o primeiro passo para limpar corretamente as rodas é desmontá-las. Para as remover da base, é preciso usar uma chave de fenda. Primeiro remova a tampa da roda, depois remova o resto. Se houver cabelos, retire o máximo que conseguir para dar mais visibilidade à roda.

Note que será preciso fazer este passo com a cadeira de rodas inclinada ou de cabeça para baixo, para que se possa ter um bom acesso às rodas.

Elimine os resíduos incrustados

Uma vez retiradas as rodas, será preciso limpá-las completamente para remover toda a sujidade. Como limpar as rodas de uma cadeira? Pode utilizar uma pequena espátula, mas raspe-as cuidadosamente para não as danificar.

Se houver muita sujidade acumulada, utilize um aspirador de pó para remover pelos e cabelos.

Para os sulcos menores, um pincel ou uma escova irá ajudar a remover os detritos incrustados sem arranhar o plástico da roda, o que é importante para que possa continuar a desempenhar sua função principal.

Passos para limpar as rodas de uma cadeira

Lave e lubrifique as rodas

Não basta remover a sujidade acumulada nas rodas da cadeira. Também é preciso lavá-las bem para que rolem facilmente.

Para isso, basta usar sabão e água. Mergulhe-as por cerca de dez minutos, depois enxágue-as e seque-as com um pano.

Certifique-se de que estão completamente secas (pode fazer isso ao ar livre) antes de as colocar novamente na cadeira.

Se vir que estão arranhadas, pode limar suavemente a superfície para que rolem melhor no chão. E, no eixo rotativo, utilize um lubrificante seco que lhe permitirá alcançar uma melhor eficiência.

Monte novamente as rodas

Uma vez que as rodas tenham sido completamente limpas, é hora de as colocar de volta no lugar. Terá de as aparafusar na base. Tente fazer isso com cuidado, mas com firmeza.

Quando terminar o processo, a sua cadeira irá rodar suave e silenciosamente. Certamente vai notar a mudança!

É possível limpar as rodas de cadeira sem as desmontar?

É possível limpar as rodas da cadeira sem as desmontar, mas isto só será útil quando não houver muita sujidade ou para evitar o acúmulo de resíduos, ou seja, para a manutenção básica do dia-a-dia.

Se o que deseja é uma limpeza completa que lhe permita aproveitar ao máximo o desempenho de todas as partes da sua cadeira ergonómica, prolongando a sua vida útil, o melhor a fazer é seguir os passos da secção anterior.

Isto não é algo que deva ser feito diariamente, mas sim com alguma freqüência para evitar que a sujidade se acumule e que as rodas fiquem bloqueadas e danificadas.

Limpar as rodas sem desmontá-las é uma manutenção superficial e, em muitos casos, não permite remover toda a sujidade adequadamente porque há cabelos que ficam emaranhados e obstruem a roda, impedindo o seu funcionamento normal.

Conselhos para manter as rodas limpas por mais tempo

Conselhos para manter as rodas limpas por mais tempo

A manutenção adequada das rodas da nossa cadeira de escritório permite-nos prolongar a sua vida útil e, portanto, poupar nos custos. Além disso, garante uma deslocação mais suave, o que nos poupa tempo no dia a dia.

Dadas as vantagens de limpar regularmente as rodas da sua cadeira de escritório, siga estas dicas para que a limpeza dure por mais tempo:

  • Considere o modelo de cadeira e de rodas ao limpá-las.
  • É aconselhável limpar as rodas da cadeira algumas vezes ao mês para evitar que a sujidade se acumule.
  • Faça esta manutenção suavemente para não danificar as rodas, tanto ao removê-las como ao substituí-las.
  • Não utilizar produtos corrosivos que possam danificar o plástico das rodas.
  • Use tapetes de proteção para reduzir o desgaste das rodas.

Preste mais atenção às rodas da sua cadeira de escritório para melhorar a sua eficiência e para que possa utilizá-la por mais tempo em pleno funcionamento. 

Lembre-se que, se não quiser preocupar-se com as rodas da sua cadeira, pode encontrar uma vasta gama de cadeiras de secretária sem rodas no nosso sítio Web.