Ergonomia e saúde

Dor no pescoço: o que é e como evitar?

Partilhar:
São muitas as pessoas que hoje em dia têm dores no pescoço regulares, causadas por uma má postura ou então por não terem a coluna devidamente alinhada. Enquanto estamos cada vez mais dependentes da era da informação, e que todo o trabalho é feito sentado numa cadeira, a nossa postura corporal torna-se cada vez mais importante.

E frequente vermos pessoas com problemas na coluna, derivados ao comportamento incorreto de se sentar em uma cadeira sem entenderem como se devem posicionar. É por isso muito importante termos em conta certos aspetos para evitar as dores no pescoço, e também para poder controlar as eventuais dores que podem existir com a mudança do nosso comportamento.  

Comprar uma cadeira ergonómica

Ter uma cadeira ergonómica significa adapta a sua postura corporal, ou seja, ela é cirada de uma forma a que seja qual for a sua posição, vai tentar adaptar-se à sua posição mantendo também uma postura correta. Uma cadeira ergonómica tem muito mais vantagens do que uma cadeira normal, uma vez que mantém a suas costas alinhadas e tem a possibilidade de ser utilizada por longos períodos de tempo. Ainda sobre este assunto, ao contrário das cadeiras normais, estas têm um revestimento de pele, ou outro material resistente, e são cadeiras que duram bastantes anos. Se procura uma solução para o seu trabalho, em que esteja sentado numa secretária o dia todo, a cadeira ergonómica certamente a sua melhor aposta.  

Manutenção das dores no pescoço

Mesmo com uma cadeira ergonómica, existem pessoas que já tem dores no pescoço. E para essas pessoas, não existe uma prevenção, mas sim uma manutenção dessa dor para tentar minimizar a mesma ou até mesmo faze-la desaparecer. Existem vários tratamentos que podem ser feitos, por exemplo com um quiropata ou um osteopata, e devido à sua experiência, ambos os profissionais conseguem aliviar a dor do seu pescoço ou das suas costas. A maioria das dores estão associadas a pessoas da área da informática, ou administrativas, isto é, pessoas que estão sentadas de uma forma continuada. Mas também existem dores que estão relacionadas com a má formação da coluna, e por isso precisam de um acompanhamento de profissionais de saúde.    

Praticar desporto para combater a dor

A nossa vida por vezes é bastante sedentária, e devemos praticar desporto. Esta é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, e que todos nós devemos seguir. A prática da natação está associada a melhorias de dores na coluna e no pescoço, uma vez que é um desporto que nos faz movimentar bastante os músculos e a coluna, fazendo por isso com que seja benéfico para o alívio da dor. Por outro lado, a mera prática de exercício físico quer seja a correr ou andar, também vai ajudar a diminuir a dor uma vez que estamos também a mexer bastantes músculos. No entanto, para os ortopedistas a natação é um desporto muito mais multidisciplinar em termos de exercício e é aquele que deve ser praticado caso existam algumas dores.  

A dor no pescoço relacionada com a coluna

Por vezes, não temos que tratar a dor, mas sim a sua causa. Uma dor no pescoço pode ter origem na coluna, uma vez que é uma parte integrante da forma como apoiarmos o nosso pescoço. Se para o combate de uma dor no pescoço devemos colocar uma compressa com água morna, já para a coluna embora a compressa não resulte tão bem, uma massagem feita por um profissional de saúde vai certamente ajudar a diminuir a dor. Podemos nem sequer estar cientes disso, mas é muito importante termos as nossas costas bem alinhadas, porque não só está relacionado com o pescoço, como também com algumas dores de cabeça ou até enxaquecas. Por vezes, temos que recorrer à medicina como por exemplo um analgésico ou até a um relaxante muscular. Existem vários medicamentos que podem contribuir eficazmente no alívio da dor, quando esta é muito intensa. Os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos fazem por isso uma parte importante desta “receita”.  

Fale com um profissional

Existem vários profissionais da área da saúde que permitem um aconselhamento extremamente valioso sobre a causa e a minimização de qualquer dor que existe não só no pescoço como na coluna. Já falámos aqui de alguns, como um quiropata ou um osteopata, mas também existem outros médicos que podem recorrer ou recomendar outro tipo de terapias alternativas com o mesmo a uma operação. No entanto, quando estamos a falar do nosso corpo, a melhor forma de manter uma postura correta é sem dúvida com a melhor cadeira para nos sentarmos, uma vez que o nosso corpo é apoiado não só nas costas da cadeira como também no sítio onde nos sentamos. Quanto mais confortável for, melhor nos sentimos. Por isso, escolha sempre uma cadeira que dure bastante tempo e tenha o melhor conforto ergonómico possível.