Ergonomia e saúde

Problemas nas costas ao sentar-se incorretamente

Partilhar:
Quando trabalhamos à frente do computador, passamos grande parte do nosso dia sentados. Neste caso, é importante termos uma postura correta e os móveis adequados para evitar problemas nas costas que nos possam incomodar no futuro.
Sabia que muitos problemas nas costas são causados por uma má postura? A nossa coluna tem a forma de "S" porque se adapta à postura de estarmos de pé. Quando nos sentamos, a curvatura inferior da coluna fica plana. Isto aumenta a pressão sobre os discos da zona lombar porque procurarão reduzir o peso e o movimento. Este excesso de pressão, sustentado por muitas horas seguidas, pode causar dores musculares na parte inferior das costas ou hérnias discais.

A importância de se sentar corretamente numa cadeira

Na realidade, o nosso corpo não se destina a suportar longos períodos de tempo sentado. A nossa fisionomia destina-se a mantê-lo em movimento. Devemos ter consciência da importância que tem para a nossa saúde sentarmo-nos corretamente e fazer pausas para dar pequenos passeios, pois, ao levantarmo-nos, a coluna volta à sua forma natural e alivia a pressão sobre os discos. Geralmente, começamos o nosso dia cuidando da postura, mas à medida que as horas passam, esquecemo-nos e acabamos sentados de qualquer maneira. Uma má postura muito comum é estar na ponta da cadeira com as costas arqueadas, talvez com os dois cotovelos apoiados na mesa. Isto causa ainda mais pressão nas costas e as vértebras sofrem um impacto maior.  Outro caso comum é o de colocar o ecrã do computador a uma altura inadequada, sobretudo quando se trata de computadores portáteis, caso em que este fica muito baixo: à frente do nosso peito. Assim, somos obrigados a inclinar o pescoço para a frente e com isto a tensão também se localizará nos ombros, pescoço e na parte superior das costas.  

Problemas comuns nas costas ao sentar-se incorretamente

O mais comum nestes casos é sofrer de dores musculares, que podem variar de leves a intensas. Ter dores dificulta a concentração, aumenta o stress e afeta a disposição. Além disso, os músculos das ancas e das pernas tendem a enfraquecer. Um caso comum é que as vértebras pressionem os nervos da região cervical. Recordemos que a medula fica alojada na cavidade interna da coluna vertebral e os nervos saem dela através do espaço existente entre uma vértebra e outra. Ao ter más posturas durante horas, a coluna contrai-se e as vértebras reduzem esse espaço. Deste modo, os ossos acabam por exercer pressão sobre o sistema nervoso, sobretudo no plexo braquial e alguns nervos que controlam o pescoço e a cabeça. Isto causa vários problemas, tais como tonturas, hipotensão, visão turva ou enxaquecas. A circulação sanguínea também é afetada pelo hábito de uma má postura ao sentar-se. A má circulação está relacionada com problemas como colesterol, diabetes, doenças cardiovasculares ou hipertensão. Também tem um impacto negativo sobre as pernas, o que aumenta a predisposição para sofrer de varizes, síndrome das pernas inquietas, retenção de líquidos nos tornozelos e barrigas das pernas ou trombose. Quanto ao sistema ósseo, este enfraquece com a falta de atividade. Quando caminhamos ou corremos, os ossos são estimulados a aumentar de espessura, o que deixa de acontecer quando se está a maior parte do tempo sentado e pode provocar a fragilidade dos ossos. Os desvios da coluna são outra das principais consequências de, habitualmente, nos sentarmos incorretamente, que causam problemas graves, como hérnias discais.
A postura que adotamos ao sentar-se tem um impacto significativo na nossa saúde e bem-estar a longo prazo. Passar longas horas em uma posição incorreta pode resultar em uma série de problemas nas costas e na coluna vertebral que, em última análise, podem afetar a nossa qualidade de vida. Compreender esses problemas é essencial para tomar medidas preventivas e manter uma postura adequada no nosso dia a dia. A seguir, examinaremos alguns transtornos que podem surgir como resultado de uma má postura e suas implicações para a saúde.

Cervicalgia

A cervicalgia é uma das consequências comuns de uma má postura ao sentar-se. Caracteriza-se por dores e desconfortos na região cervical, no pescoço, e pode estar relacionada com a compressão de nervos nessa área.

Lombalgia

A lombalgia é outro problema frequente que pode surgir devido a uma má postura ao sentar-se. Essa condição se manifesta com dores na parte inferior das costas, o que pode afetar significativamente a qualidade de vida e a mobilidade. Especialistas indicam que saber como sentar-se corretamente com lombalgia pode ajudar a reduzir e prevenir essa lesão.

Hiperlordose

Além da cervicalgia e da lombalgia, a má postura ao sentar-se também pode contribuir para o desenvolvimento da hiperlordose, que é uma curvatura excessiva da coluna vertebral na região lombar. Isso pode causar desconforto e problemas nas costas.

Hérnia de disco

Por fim, a pressão contínua sobre os discos intervertebrais devido a uma má postura ao sentar-se pode aumentar o risco de desenvolver uma hérnia de disco, uma condição grave que pode causar dor intensa e exigir tratamento médico.
 

Cadeiras ergonómicas para evitar problemas nas costas

Há várias maneiras de evitar estes problemas nas costas se trabalharmos muitas horas sentados. Para isso, são importantes conselhos como levantar-se para dar um curto passeio de 5 minutos a todas as horas e cuidar da postura enquanto estivermos no computador. No entanto, os nossos elementos de trabalho devem estar bem organizados para conseguir obter uma boa postura.  O teclado e o ecrã do computador devem ser colocados na altura e distância adequadas. Para isso, é indispensável ter uma mesa própria e uma cadeira ergonómica. Estas cadeiras ajudam a prevenir doenças nas costas relacionadas com o sedentarismo. Trata-se de um dos elementos mais importantes para prevenir doenças. As cadeiras ergonómicas têm uma forma que lhe garante a posição correta da coluna vertebral enquanto trabalha, pelo que corrigem as más posturas e ajustam-se ao conforto de cada utilizador. O corpo de cada pessoa é diferente: a ideia de uma cadeira desta classe é ter a capacidade de se adaptar às diferentes fisionomias. Estas cadeiras são ajustáveis. Poderá escolher aspetos como a altura, ângulos e apoios para aumentar o conforto e conseguir uma postura corporal ideal. Assim, ajudá-lo-ão a evitar hábitos como sentar-se na ponta ou inclinar as costas para a sua mesa de trabalho. Outra vantagem é que servem para aumentar o desempenho profissional. Ao estar numa posição confortável e agradável, o stress diminui e a concentração aumenta, sobretudo quando o dia de trabalho é longo. Como vê, também é uma vantagem para a empresa oferecer as condições de trabalho adequadas aos seus trabalhadores. Sabia que a nível internacional existe um regulamento que rege a utilização de mesas e cadeiras adequadas? Nomeadamente, a ISO-5970 estabelece as dimensões e medidas adequadas para estes elementos, tendo em conta a idade dos utilizadores entre os 3 anos e a fase adulta. Por todas estas razões, é importante escolher bem os móveis de escritório e optar por elementos que cumpram o referido regulamento. A má postura ao trabalhar pode ser evitada se tomarmos as medidas certas. Ter consciência da importância que tem uma boa posição da coluna para a nossa saúde é o primeiro passo, mas não o único. Escolher uma boa cadeira para as suas costas e mesas adequadas, colocar o ecrã do computador à altura do rosto, certificar-se de que a utilização do teclado é confortável para os braços e levantar-se para dar passeios curtos durante o dia são medidas que evitarão os problemas nas costas, refletir-se-ão na boa saúde e no aumento do desempenho profissional dos trabalhadores. Por todas estas razões, ter os móveis adequados é um investimento que valerá a pena.