Dicas sobre cadeiras

Como escolher uma boa cadeira para as costas

Partilhar:
Damos-lhe os melhores conselhos para escolher uma boa cadeira para as costas: que tenha um design ergonómico, um bom encosto e muito mais
No trabalho, passamos mais de 8 horas sentados e é de extrema importância não só ter em conta, por exemplo, a altura do ecrã do computador diante dos nossos olhos, mas também escolher uma cadeira que respeite a anatomia e a curvatura das costas. O que devemos ter em conta ao escolher uma boa cadeira para as costas? Que vantagens tem? Descobrimos tudo sobre as cadeiras ergonómicas no post seguinte.

Vantagens de escolher uma cadeira ergonómica

A ergonomia assume um papel cada vez mais importante nas empresas. Evita problemas de saúde, baixas por doença, aumenta o bem-estar no trabalho e, por conseguinte, um ambiente muito mais descontraído que resulta num bom ambiente de trabalho. Resumindo, uma infinidade de benefícios para o dia a dia. Dentro da ergonomia, a cadeira de trabalho desempenha um papel fundamental. É a nossa colega ao longo do dia de trabalho e aquela que nos ajuda ou, pelo contrário, nos magoa as costas e outras partes do corpo. Portanto, escolher uma cadeira ergonómica é fundamental. Descobrimos todas as vantagens que tem. Em primeiro lugar, estas cadeiras são muito fáceis de utilizar. Têm reguladores nas costas e noutras zonas para que as adapte de uma maneira muito simples e sem exigir força ou destreza. Carregando apenas um pouco em determinadas partes, poderá mudar a altura e a profundidade do assento e muito mais. Do mesmo modo, quando pensamos numa cadeira ergonómica, imaginamo-la para evitar dores nas costas. No entanto, tem muito mais benefícios para a saúde. As dores nas costas, pescoço, glúteos e ancas são muito frequentes quando passamos muitas horas sentados a trabalhar e mais depois de uma certa idade. Com esta cadeira de design especial, reduzi-las-á todas. É possível constatar outra das suas vantagens a longo prazo. E é que, ao evitar diferentes tipos de dores, estas cadeiras contribuem para a saúde do trabalhador e, consequentemente, eliminam parte do absentismo laboral, um ponto tão receado nas empresas. É por isso que são essenciais no momento de planear a compra do material de escritório. Por sua vez, graças ao seu design ergonómico, este tipo de cadeiras é muito confortável e agradável. Deve saber que tanto as suas costas, como os glúteos ficam aliviados durante todo o trabalho. Elas contribuem para o bem-estar e, por conseguinte, melhoram a produtividade. Com elas, as 8 horas de trabalho são muito mais agradáveis e sentir-se-á mais confortável. boa cadeira para as costas As cadeiras ergonómicas com rodas também lhe permitem mover-se com facilidade em todo o escritório. Todo um estímulo para as pessoas que tenham demasiados papéis sobre a mesa, que tenham determinados problemas de mobilidade ou que, por exemplo, queiram atender o telefone de outro espaço. Além disso, ajudam-no a evitar manter sempre a mesma postura durante horas, o que é tão prejudicial para a saúde. Para o funcionamento interno do organismo, também há benefícios. Estar sentado na posição vertical numa cadeira ergonómica ajudá-lo-á a manter uma respiração e circulação sanguíneas adequadas, o que se reflete no seu bem-estar físico. Por último, embora este não seja o aspeto mais importante quando falamos de saúde, é-o se se tratar de dar uma boa imagem da empresa. Além de oferecer uma bonita estética que decora os escritórios com estilo, faz com que os visitantes vejam que se trata de uma empresa séria que se preocupa ao máximo com o trabalhador.

Conselhos para comprar uma cadeira para as costas

Se for comprar uma cadeira para o trabalho e quiser acertar na escolha, é muito importante ter em conta várias premissas como a importância do encosto ou dos braços ajustáveis, entre outros. Vamos ver cada uma delas.

Design ergonómico

Ao escolher uma boa cadeira para trabalhar, é muito importante optar por uma com um design ergonómico. Em suma, deve ter um bom encosto, braços e altura ajustáveis, um bom material e um bom apoio. Vejamos cada um destes aspetos.

Importância do encosto

Um bom encosto é fundamental para manter a postura correta das costas. Evitar-lhe-á dores e incómodos. Tudo isso contribui para a melhoria do trabalhador. Lembre-se de que há cadeiras bastante eficazes para a dor nas costas com sistema de airbag ou memória de posição de encosto, por exemplo. Além disso, o encosto deve ser ajustável para manter sempre as suas costas bem recolhidas, independentemente da atividade que estiver a realizar.

Braços ajustáveis

Os braços ajustáveis permitem que os seus braços estejam à altura da sua mesa para trabalhar com um conforto total. Também ajudam os seus braços a descansar facilmente enquanto trabalha no computador ou quando estiver a fazer uma pausa ou a conversar com uns clientes.

Altura ajustável

Outro aspeto fundamental para escolher uma boa cadeira. A altura ajustável permitir-lhe-á adaptar a cadeira ao seu corpo e à mesa de trabalho. Lembre-se de que é muito importante manter-se à altura certa para trabalhar à frente do computador e para não ter de se inclinar demasiado ao escrever e executar outro tipo de tarefas.

Material da cadeira

O material da cadeira deve ser resistente e duradouro para suportar o peso do seu corpo facilmente durante anos. Simultaneamente, é muito importante que proporcione conforto. Para isso, assegure-se de que contém um estofo e tecido respiráveis para evitar o suor, sobretudo quando as temperaturas subirem. Esqueça as cadeiras duras para trabalhar, já são coisa do passado.

Apoio da cadeira

Além de tudo o que foi referido, uma boa cadeira tem de ter um bom apoio. Se escolheu uma cadeira com pernas, esta deve proporcionar-lhe segurança a toda a hora. Lembre-se de que devem ser fortes e resistentes. E caso as escolha com rodas, estas devem ter bloqueio automático para evitar escorregadelas e quedas. Agora que já sabe como escolher uma boa cadeira para as suas costas, lembre-se de todas estas premissas e adquira a melhor cadeira do mercado na CadeiraEscritorio365.