Teletrabalho

Método Pomodoro: como utilizá-lo e aumentar a produtividade?

Partilhar:
Já ouviu falar no Método Pomodoro? É uma técnica ou método que foi desenvolvido para obter mais produtividade e controlar melhor o sue tempo. Sabemos que hoje em dia o nosso tempo é precioso, e por isso devemos fazer todos os esforços para o otimizar e sermos mais produtivos. Apesar de hoje em dia a sociedade precisar e querer que sejamos multi tasking, por vezes precisamos do foco necessário numa determinada tarefa. Desta forma, conhecer o Método Pomodoro é saber gerir os nossos momentos e por isso é uma técnica muito relevante para quem quer aumentar a sua produtividade.

Como tudo começou

A técnica foi criada no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo. A técnica utiliza basicamente uma forma de dividir o trabalho em pequenos intervalos para que a gestão do tempo seja mais eficiente. Embora esta técnica pudesse ser aplicada apenas ao estudo, a mesma aplicou-se vulgarmente a um vasto número de situações de trabalho, tornando esta técnica mais popular. Outras técnicas ou nomes como “timeboxing” ou “desenvolvimento faseado” são adaptadas para o design de software, por exemplo. Ao mesmo tempo que a mesma técnica pode ser adaptada para um engenheiro, um arquiteto, etc. A flexibilidade e também a simplicidade desta técnica fazem dela uma forma prática de gerir o nosso tempo.

Como funciona o método pomodoro

A técnica original funciona com base em seis passos simples: decidir a tarefa que deve ser feita, definir o tempo necessário (normalmente são 25 minutos), trabalhar na tarefa, terminar a tarefa quando chegamos aos 25 minutos e fazer uma pause de 5 a 10 minutos, se a tarefa tiver menos de 25 minutos repetir até perfazer o tempo, e quando a tarefa estiver completa ou a cada quatro blocos de 25 minutos, fazer um intervalo maior de cerca de 20 a 30 minutos e começar uma nova tarefa. É importante que na altura em que estamos a fazer a tarefa o foco seja absolutamente total, sem distrações, para o método funcionar. O segredo por trás da pausa longa após os quatro blocos de tarefas é para “oxigenar” o nosso cérebro e por isso manter a agilidade mental que o nosso cérebro tem, sem nos deixar muito cansados. Poderá ajustar as suas tarefas e tempo com base nestes cálculos. Por exemplo, tarefas de 50 minutos en tua cadeira home office e pausas entre 10 a 15 minutos. No entanto a técnica original tem o tempo indicado acima.

Evite distrações

Uma distração pode ser, por exemplo, as redes sociais, as notificações no telemóvel, um colega de trabalho a pedir para uma ajuda noutra tarefa, etc. Temos que ser também honestos connosco próprios para o método resultar, por isso, fazer “batota” não é a solução. Para evitarmos distrações depende muito do setor onde trabalhamos na empresa. No entanto, existem algumas coisas que podemos fazer: - desativar notificações no computador e no telemóvel - mantermo-nos “ocupados” no chat da empresa, se for o caso, para não nos incomodarem - indicar aos colegas que estamos a fazer uma tarefa minuciosa e que no final dela falamos com eles sobre os assuntos em que nos abordam - se tiver uma sala só para si, ou um gabinete, marcar a sala como “ocupada”

Quais são os resultados deste método pomodoro

O resultado esperado do uso do Método Pomodoro é sem dúvida mais produtividade. Mas, existem outros resultados indiretos que podem ser interessantes. Primeiro, o aumento do foco e concentração são imensos, porque o seu cérebro vai ficar acostumado a uma rotina e foca-se quando essa rotina inicia. Depois, consegue-se organizar muito melhor e fazer co que as metas para o seu dia-a-dia sejam mais práticas e realistas. E por último consegue respostas mais concretas a perguntas como quanto tempo vou levar para fazer esta tarefa, o que me distraiu recentemente e quais são as principais preocupações e distrações durante o dia de trabalho. Tudo isto traz benefícios óbvios, que se vão notando ao longo do tempo do uso do Método Pomodoro. Se utilizar o método apenas uma ou duas vezes certamente que não vai ter essa noção, pois o uso do método é algo contínuo e constante na nossa vida e não algo para utilizar só quando precisamos de mais foco.

Sem tecnologia... mas só se quiser

O autor deste método inicialmente tentou utilizar uma abordagem sem tecnologias, utilizando um cronómetro e um papel para apontar tudo. No entanto existem vários sites e apps móveis que permitem hoje em dia utilizar este método de uma forma mais tecnológica. A escolha da utilização depende apenas de si, no entanto a probabilidade de ter um cronómetro ao pé de si para fazer esta tarefa é pouca, e provavelmente poderá utilizar o cronómetro do telemóvel. Ainda assim, desligar-nos das tecnologias é também por si um foco, pelo que poderá ser benéfico reduzir ao máximo o uso da tecnologia que não seja essencial ao trabalho enquanto está a trabalhar sob o Método Pomodoro.