Descubra o melhor material de escritório para trabalhar em casa, melhore a sua eficiência e produtividade!

O teletrabalho está a ficar cada vez mais comum em Portugal, mesmo antes da pandemia algumas empresas que queriam reduzir custos em escritórios colocavam alguns trabalhadores em teletrabalho.
No entanto há cerca de um ano e meio a história é ao contrário, a preferência é no teletrabalho por questões de saúde e de segurança. E muitas pessoas tiveram que se reabituar a trabalhar em casa ou, sendo esta uma primeira experiência, tomar conhecimento com uma realidade diferente.
O facto é que muitas pessoas quando chegam ao escritório já têm lá todo o material de escritório, as cadeiras, a mesa de trabalho, o computador e o ecrã, etc. Portanto em casa, fazer isto tudo pode até não ser uma tarefa fácil. Qualquer ajuda é bem-vinda, especialmente uma que tenha em vista a organização do seu espaço de trabalho. E é sobre isso que vamos falar hoje, o mobiliário e os acessórios essenciais a ter para conseguir um teletrabalho produtivo.

Secretária

Quando falamos em trabalhar no escritório, temos que falar numa secretária em primeiro lugar. Esta é a base de toda a nossa estrutura de trabalho, quer seja no meio corporativo ou através do teletrabalho.
Existem vários modelos de secretária, aqueles que podem ser comprados com gavetas, ou então aqueles que têm uma prateleira mais para cima onde se pode colocar o monitor.
O segundo modelo que falámos é o ideal para pessoas que têm problemas de costas, ou que têm frequentemente problemas numa posição de trabalho. Isto acontece devido ao facto de o computador por vezes estar abaixo do campo de visão se olharmos em linha reta, e por isso quando temos uma prateleira em cima onde podemos colocar o monitor, vai fazer com que olhamos para cima e a nossa postura seja gradualmente corrigida.

Cadeiras de escritório

Depois de uma mesa de trabalho, temos que falar de uma cadeira. Mas aqui não falamos de uma apenas, mas sim vários modelos de cadeiras que existem. Recomendamos para o teletrabalho uma cadeira ergonómica, ou pelo menos uma cadeira giratória.
Esta recomendação tem por base o facto de estarmos várias horas sentados e, conforme mencionado em cima, a nossa posição ergonómica ser fundamental.
Os vários modelos são diferentes em determinadas situações, por exemplo existem cadeiras ergonómicas com braços, apenas cadeiras para escritório normais que são utilizadas em salas de reuniões, cadeiras gaming que podem também ser utilizadas no teletrabalho porque permitem um conforto durante várias horas, etc.

Acima de tudo, ter uma cadeira significa ter uma boa postura, portanto devemos respeitar a forma como as costas estão desenhadas e sentar nos corretamente para não termos uma quebra de produtividade. Este é o principal item de material de escritório que precisa de ter e se preocupar em termos da longevidade da sua saúde.

Uma boa Internet

Por vezes não é fácil termos uma boa internet quando estamos a trabalhar, em casa quando as nossas crianças também estão a ver vídeos no YouTube ou a jogar, pode ser um pouco complicado. Existe uma forma de podermos otimizar a internet, aumentando a sua potência junto do nosso operador de telecomunicações, se tal for necessário.
Se não for possível ou desejável, existe também a hipótese de adequar os consumos de internet à forma de trabalho. Por exemplo, se ao fim do dia as crianças gostam de ver filmes e jogar, deve fazer, sempre que possível, o trabalho que exige uma melhor ligação à internet durante o dia.
Pode ainda reposicionar o seu router mais perto da sua mesa de trabalho e do restante material de escritório, para que tenha uma melhor internet e melhor sinal wifi, enquanto no resto da casa o sinal ficará normal, mas com menos força.
Lembre-se sempre de fechar programas que não estão a ser utilizados, para maximizar o uso da internet no seu computador.

Uma boa luz natural

Muitas pessoas escolhem o sítio da casa onde está mais vazio para colocarem o seu material de escritório. Mas não deve ser essa a principal característica para escolher o nosso sítio de trabalho. Devemos escolher um sítio com bastante luz natural, não só para ao longo do dia pouparmos nas luzes que temos que acender caso seja um sítio muito escuro, como também para beneficiar das propriedades do sol e de ter uma vista para rua que nos possa distrair do nosso contexto laboral.
material de escritório
O ideal é sempre pararmos um pouco, mas nem sempre conseguimos. Ora, se tivermos uma vista para olharmos que esteja a distância dos nossos olhos, sem que seja preciso nos levantar, temos logo aí uma forma de nos distrairmos temporariamente para voltarmos ao foco do trabalho.

Tenha acessórios úteis

Agora já tem tudo aquilo que é principal para trabalhar, pense nos pormenores. Um ambientador dá sempre um cheiro diferente ao seu escritório em casa.
Da mesma forma que existem acessórios de material de escritório que podem fazer com que o seu escritório em casa se torne mais produtivo. Pode ter mecanismos para segurar o seu monitor, um bloco de gavetas para fazer uma arrumação mais cuidada, e outras opções que fazem da sua casa o seu escritório.