Vamos rever as funções de uma cadeira de escritório para lhe facilitar a escolha. Dado que existem vários tipos de cadeiras de escritório e nem todas lhe oferecem as mesmas características, saiba quais são as que3 melhor se adequam ao que pretende!

Quando se trata de escolher uma cadeira de escritório, existe uma grande variedade de modelos e preços. O que torna a nossa escolha muito difícil se não tivermos a certeza do que procuramos. E o que é que devemos procurar ao escolher uma cadeira de escritório? E, as cadeiras de escritório são todas iguais? Ou devemos escolher um ou outro tipo, dependendo da utilização? Hoje vamos tentar resolver estas dúvidas para tornar a sua escolha mais fácil.

Se estiver a pensar em montar ou remodelar o seu escritório, este artigo irá ajudá-lo a escolher a melhor opção para cada posto de trabalho. Porque nem todas as cadeiras de escritório são iguais, e não é qualquer uma que serve. Depende da sua utilização, do utilizador, do tipo de trabalho a ser feito ou do tempo em que será utilizada. As cadeiras de escritório são muito importantes porque passamos muitas horas nelas e isso acaba por afetar a nossa saúde. A escolha da cadeira certa é, portanto, essencial.

FUNÇÕES DE CADEIRA DE ESCRITÓRIO

Se trabalha num escritório, passa muitas horas por dia sentado. Passar todo o dia sentado pode causar problemas graves na coluna, síndrome do túnel do carpo, dores no pescoço e nas costas, dores de cabeça constantes e outros problemas relacionados com a saúde. A utilização ergonómica no escritório irá ajudar-nos a evitar problemas de saúde. A sua principal função é proteger as nossas costas, apoiar a zona lombar e evitar sobrecarregar os nossos músculos. Uma cadeira de escritório ajuda-nos a cuidar da nossa saúde.

O QUE É UMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO?

Referimo-nos à cadeira de escritório quando falamos sobre as cadeiras que são utilizadas num espaço de trabalho ou escritório. Mas as cadeiras de escritório vão desde cadeiras ergonómicas, a cadeiras executivas, até às cadeiras de espera das salas de espera ou salas de visita. Usamos frequentemente o termo incorretamente quando na realidade nos referimos a cadeiras operativas ou cadeiras ergonómicas. Este tipo de cadeiras são aquelas que são concebidas para o trabalho de escritório para respeitar a sua forma durante o trabalho.

 

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE UMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO TEM QUE TER?

As principais características que uma cadeira de escritório operativa ou ergonómica deve ter são as seguintes:

A primeira característica a ter em conta é a estabilidade. Uma base em estrela com cinco apoios é a melhor para este fim.

Encosto regulável. Através de um mecanismo, que se encontra normalmente na lateral da cadeira, podemos regular o encosto. Desta forma, o S que faz a nossa coluna vertebral estará sempre protegido e apoiado para evitar sobrecarga. E vai adaptar-se às nossas costas na perfeição, porque nem todos somos iguais.

Sentar-se de uma forma dinâmica. Isto quer dizer que não estamos na mesma posição durante horas e horas. Devemos conseguir mudar a nossa postura com frequência. Evitando assim uma pressão lateral negativa sobre os discos intervertebrais.

Assento regulável. A altura da cadeira também deve ser ajustada de acordo com o utilizador. E se também ajustar a profundidade e largura ainda melhor, para que não fiquemos demasiado apertados na cadeira.

 

Braços ajustáveis em altura e ângulo.  Desta forma, os nossos braços descansarão e sofrerão menos tensão. Estes devem ser feitos de um material resistente que possa suportar o nosso peso quando nos sentamos e nos levantamos.

Apoio de cabeça, opcional. O encosto de cabeça permite-nos dar apoio à zona cervical em momentos de relaxamento.

Material respirável. Uma vez que vamos passar muitas horas sentados tanto no Verão como no Inverno. É importante que a parte que está em contacto com o nosso corpo seja feita de um material respirável.

Espumas. As espumas utilizadas no assento e no encosto são também uma parte importante de uma cadeira de escritório. Se forem espumas de qualidade, resistirão muito melhor à passagem do tempo e não se afundarão.

Acabamentos e mecanismos. As cadeiras de maior qualidade têm acabamentos metálicos. Enquanto as mais simples são feitas de plástico. Existem muitos tipos de plásticos, pelo que devemos verificar a sua qualidade, para que a sua duração seja longa e sem problemas. O mesmo se aplica aos mecanismos. Por vezes vale a pena investir um pouco mais, porque estamos a garantir que durará muito mais tempo.

O QUE É O BASCULANTE NUMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO?

As dores nas costas tornaram-se um dos problemas de saúde mais comuns entre os trabalhadores de escritório. Cerca de 85% sofrem de dores constantes quando chegam aos 50 anos de idade. Devido aos danos lentos e constantes causados ao longo do tempo pela má postura sentada ou pela utilização de assentos inadequados. Não só para as nossas costas, mas também para outros aspetos da nossa saúde, tais como as articulações ou a circulação sanguínea.

O encosto reclinável ou inclinável é um elemento-chave. Uma das vantagens da cadeira ergonómica é que o encosto pode ser ajustado às necessidades de cada momento. Podemos defini-lo de acordo com a posição que pretendemos adotar. Para que o S que faz a nossa coluna vertebral esteja sempre acompanhado e apoiado. Isto ajuda-nos a evitar a sobrecarga. O encosto deve ser ajustável em diferentes pontos de inclinação.  Para além de o colocar numa posição livre para permitir o balanço durante os momentos de descanso. Além disso, algumas cadeiras incluem a posição de memória do encosto para que não tenhamos de estar sempre a ajustar a cadeira ela regressa à sua posição.

QUANTO PESO SUPORTA UMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO?

Este é um aspeto muito importante a ter em conta. Há cadeiras de escritório que só suportam cerca de 50 kg, pelo que só são adequadas para crianças ou pessoas com peso muito baixo. A maioria das cadeiras operacionais e ergonómicas de qualidade suportam pesos recomendados entre 100-120 kg. As cadeiras de gama alta podem atingir até 150 kg, tais como a cadeira keystone. Este é um aspeto que devemos ter em conta ao tomarmos a nossa decisão.

 

COMO SE CHAMAM AS CADEIRAS DE ESCRITÓRIO? (TIPOS DE CADEIRAS)

Existem diferentes tipos de cadeiras de escritório, de acordo com as suas utilizações ou características. E nem todas elas servem o mesmo propósito.  Hoje mostramos-lhe as diferenças para que saiba qual é a melhor para si em cada caso. Dependendo do posto de trabalho e da sua localização, escolheremos um ou outro tipo.

CADEIRAS OPERATIVAS

São os mais utilizados num escritório. As cadeiras operativas são as cadeiras que são utilizadas nos postos de trabalho operacionais. Por outras palavras, um posto de trabalho de escritório onde temos de executar tarefas no computador. Mas cujos postos implicam também uma movimentação de forma dinâmica. Por serem postos de trabalho de uso intensivo, vale a pena investir numa cadeira operativa que dure muito tempo. Nem todas têm as mesmas funções. As cadeiras mais simples têm apenas as funções básicas tais como o ajuste da altura, mas nenhum ajuste do assento ou apoio de cabeça, por exemplo.

CADEIRAS ERGONÓMICAS

As cadeiras ergonómicas são aquelas concebidas para se adaptarem ao utilizador.  Têm todos os mecanismos para se regularem à medida de cada pessoa. São cadeiras concebidas com todos os pormenores para cuidar da sua saúde. Especialmente importante é a zona lombar com uma forma em S que a adapta constantemente. São normalmente mais caras mas o preço é amortizado pela sua qualidade e pela sua duração que pode ser de muitos anos. Devem ter todos os tipos de ajustes para que cada pessoa possa ajustá-la de acordo com as suas necessidades.

POLTRONAS DE ESCRITÓRIO

Estamos a falar das cadeiras de escritório de topo de gama, uma vez que são concebidas para executivos ou gestores.  Para além da qualidade estas precisam de ter presença. É por isso que são feitas de couro e com os melhores acabamentos, tais como alumínio e espumas injetadas. Devem cumprir todas as normas ergonómicas e ser concebidas para longas horas de utilização.

CADEIRAS GAMING

As cadeiras gaming são concebidas para jogar videojogos durante muitas horas, pelo que também cumprem todos os padrões ergonómicos. Têm normalmente designs mais atraentes e coloridos, adaptados a um público jovem. E espumas espessas injetadas para maior conforto e uma aparência mais atraente.