Gaming

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

Partilhar:

Cadeira ergonómica vs cadeira gaming são dois dos tipos de cadeiras dos quais mais ouvimos falar. Vejamos quais são as diferenças e os pontos em comum entre elas.

Vamos ver quais são as suas características e o que devemos ter em conta ao escolher uma cadeira ergonómica ou uma cadeira gaming. Serão iguais? Bem, embora tenham alguns aspetos em comum, também têm algumas particularidades. Vamos identificá-las.

É inegável que na era da Internet passamos mais tempo do que nunca sentados, com as consequências que isso implica: má postura, dores lombares, distúrbios da coluna vertebral e uma longa lista de etc.

E também não o podemos evitar, os nossos estilos de vida e a ascensão das profissões digitais significam que temos de passar pelo menos oito horas sentados, ou mesmo mais, dependendo das nossas atividades fora do horário de trabalho.

O que podemos fazer quanto a isso? Na verdade, muitas coisas: mais desporto, movimento regular aproximadamente a cada trinta minutos e investimento em equipamento de escritório apropriado. De facto, esta última é primordial: quer se trabalhe em teletrabalho ou passe os seus tempos livres sentado, deve investir numa boa cadeira que o proteja a longo prazo de futuras lesões.

Pode já estar familiarizado com conceitos tais como cadeiras ergonómicas ou cadeiras gaming, e pode até ter olhado para alguns modelos sem saber realmente o que esperar. Como são cada uma delas? O que é que as diferencia? Quando é que precisa de uma ou de outra?

Não se preocupe, na CadeiraEscritorio365 vamos responder às suas perguntas e falar sobre cadeiras ergonómicas e cadeiras gaming: vantagens, diferenças e recomendações de utilização.

O que é uma cadeira ergonómica?

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

Uma cadeira ergonómica é uma cadeira que se adapta perfeitamente ao corpo humano. A sua função principal é que, de acordo com o seu peso e altura, ajusta-se às suas medidas e proporciona-lhe uma posição sentada natural e confortável.

Uma das principais características deste tipo de cadeiras é que contêm almofadas lombares para a zona mais castigada do corpo quando estamos sentados. É importante que a cadeira ergonómica nos faça manter uma postura vertical para reduzir a pressão sobre os discos inter-cervicais.

O que é uma cadeira gaming?

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

Uma cadeira gaming é uma cadeira ergonómica especial. Já lhe dissemos anteriormente tudo o que precisa de saber sobre cadeiras gaming. Resumindo, poderíamos dizer que todas as cadeiras gaming têm as mesmas características que uma cadeira ergonómica, mas com elementos acrescentados.

Além disso, se olhar atentamente, este tipo de cadeiras são as que abundam em qualquer casino, estabelecimento gamings e casas onde há jogadores profissionais vídeo jogos ou youtubers especializados.

Quais são as diferenças e semelhanças entre ambas?

Como já mencionámos, as cadeiras gaming são um tipo de cadeira ergonómica com características especiais que as tornam mais compatíveis com algumas atividades do que outras.

A fim de não o sobrecarregar com tanta informação, vamos passo a passo, começando pelas semelhanças entre os dois tipos de cadeiras:

Quais são as semelhanças entre as cadeiras ergonómicas e as cadeiras gaming?

Uma vez que um é um subtipo do outro, listamos aqui as características que têm em comum:

- São concebidas para longas horas de sessão. Quer seja um jogador ou um trabalhador em teletrabalho, ambas as cadeiras são concebidas para lhe permitir sentar-se durante longos períodos de tempo sem afetar a sua saúde lombar ou da coluna.

- São ajustáveis, o que faz parte do seu design ergonómico. Cada pessoa é diferente e a cadeira deve ser perfeitamente adaptada à forma de cada pessoa. Um dos detalhes mais marcantes é a sua altura ajustável, uma característica que também partilham com as cadeiras de escritório.

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

- Têm normalmente apoios de braço e de cabeça. Isto é muito importante para não danificar as articulações do pulso ou do pescoço, especialmente se se trabalha regularmente no computador.

Qual é a diferença entre cadeiras ergonómicas e cadeiras gaming?

Não há muitos elementos que as diferenciem, mas são muito importantes na escolha de uma ou outra:

- As cadeiras gaming têm um design mais agressivo. Isto significa que as cores são mais arrojadas, mais coloridas e a costura é muito proeminente. São concebidas para dar uma imagem mais jovem e mais atrativa. Um exemplo disso é esta cadeira gaming DiabloX, em cores de azul e amarelo.

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming
- As cadeiras ergonómicas são feitas para promover a mobilidade.
Embora se possa pensar o contrário, este tipo de cadeira permite-lhe fazer pequenos movimentos e deslocações: pesam pouco e a sua estrutura é dinâmica para que não tenha de ficar parado durante tanto tempo. Por exemplo, a cadeira ergonómica Android Premium é muito leve, e também silenciosa.

- As cadeiras gaming, por outro lado, são feitas para que esteja parado. Vai notá-lo no peso e nos suplementos como os apoios de pés e de cabeça, concebidos para o manter na mesma posição para que não sinta qualquer dor, para que não precise de se mover. Têm também um encosto reclinável.

- Os materiais são diferentes. De acordo com os dois pontos anteriores, os materiais das duas cadeiras têm objetivos diferentes. As cadeiras ergonómicas são feitas de tecidos respiráveis e altamente resistentes à abrasão para resistir à atividade de um escritório. As cadeiras gaming profissionais, por outro lado, são feitas de materiais acolchoados, tais como esta cadeira gaming da Ergoplus.

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

Este acolchoamento, juntamente com a inclinação do encosto, significa que uma vez ajustada a cadeira ao seu gosto, fica quase tão confortável como se estivesse deitado. Notá-lo-á em elementos como os apoios de braços, o apoio de cabeça, o apoio de pés: têm uma superfície macia para que possa descansar os seus membros confortavelmente.

Cadeira gaming ou cadeira ergonómica? Recomendações finais

A cadeira que escolherá dependerá do uso que quiser fazer dela e do espaço em que vai realizar a atividade:

- Não lhe recomendamos uma cadeira gaming para fazer teletrabalho. Como já mencionámos, as cadeiras gaming são feitas para o manter confortável durante horas a fio. Pode cair num estado de sonolência que se pode evitar utilizando uma cadeira ergonómica.

Cadeira ergonómica vs. cadeira gaming

- Por outro lado, recomendamos uma cadeira gaming se só vai participar em atividades de lazer: jogar vídeo jogos, ver filmes em posição sentada ou ler.

- A cadeira ergonómica é a mais adequada para o teletrabalho. É leve e discreta, para que se possa movimentar no seu escritório em casa sem qualquer problema. Além disso, os materiais respiráveis permitir-lhe-ão regular melhor a sua temperatura. Se quer um exemplo, tem a cadeira ergonómica Vórtex, com encosto em rede.

- Também recomendamos uma cadeira ergonómica se for estudante. O conforto das cadeiras gaming não é adequado se tiver de passar muito tempo a ler e a sublinhar, é melhor ter uma cadeira ergonómica, com ajuste de altura e um design funcional que permita um ajuste adequado à mesa de estudo.

Achou esta informação útil? Na CadeiraEscritorio365 temos a melhor seleção de cadeiras ergonómicas e gaming do mercado. Dê uma vista de olhos na nossa página web da CadeiraEscritorio365 e aproveite as nossas ofertas.